segunda-feira, 31 de março de 2008

Bueno fin de semana







Hola!!!

Depois de 2 meses as saudades do verdadeiro café português com um pastel de nata e de termos corrido tudo à procura de Cerelac (ao que nos afirmaram que aqui não existe) eis que encontramos o sitio onde existem algumas das maravilhas portuguesas... A Casa Portuguesa. Cheia de gente e imaginem: o verdadeiro café, pastéis de nata, bolas de berlim... vinho português e onde também vendem Cerelac. Ou seja, depois desta descoberta vamos ser ainda mais felizes aqui eheh.

Quanto ao trabalho continua como o esperado, trabalhar com crianças e jovens não há rotina que entre ;).

Esta semana estivemos mais uma das actividades do nosso programa cultural obrigatório, se bem que esta foi bem mais interessante que a da semana passada (a do amigo secreto). Fomos a um verdadeiro refúgio da guerra civil... e de cascos (capacetes) na cabeça com um guia espectacular ficamos fascinadas... Ali realmente tinham estado pessoas a tentar sobreviver em tempos bem difíceis! É um local que vale mesmo muito a pena visitar!!! E tem tudo o que construíram, inclusivamente os fornos e as saídas de fumo para o exterior porque a circulação de ar era limitada apenas às duas portas do refúgio: a entrada e a saída... Tudo era pensado ao pormenor... e se quiserem saber mais sempre podem pesquisar na net o Refúgio 307 em Barcelona ;)

O nosso fim-de-semana foi bastante animado, ainda que sem a Catarina, porque tinha trabalho para fazer para o estágio, e então foi obrigada a ficar todo o tempo a trabalhar...
Sábado de manhã lá fomos visitar a Sagrada Família, que embora seja ao lado de nossa casa nunca lá tínhamos ido!! É uma obra simplesmente espectacular e ver todos os projectos de Gaudí para a Sagrada Família, dá mesmo para ficar fascinado... Fabuloso!!!
Depois da Sagrada Família fomos até ao Passeig de Gràcia, porque, como boas cicerones que somos, levamos as nossas visitantes a conhecer a Casa Batlló e La Pedrera - Casa Milà, mesmo que isso implicasse ficarmos de fora à espera porque no fim do mês a ginástica com o pocket money é já alguma e então deixamos essas visitas para o próximo mês ;)
É também evidente que para poupar mais uns troquitos viemos a casa almoçar (eheheh)!! Da parte da tarde fomos passear para a zona do Bairro Gótico, Cidade Velha e Ramblas.
É claro que à noite teria de haver festa e então fomos conhecer um bar, na zona de Bogatell, onde nos deram freepasses para entrar numa discoteca. Espectacular! Foi uma noite muita gira, em que dançamos até não poder mais, literalmente, e depois foi então altura de voltar a casa para descansar, ainda que antes tenhamos feito uma paragem para comer batatas bravas porque a fome apertava (e muito!!!) mas a verdade é que o domingo ainda nos reservava planos...
Depois de umas horitas de sono bem dormidas e de um almoço reforçado saimos para o Parque Güell, este lindíssimo, onde também visitámos a Casa de Gaudí, e pudemos constatar que de facto o homem era artista! A mobília que está exposta na agora Casa-Museu de Gaudí é qualquer coisa de espantosa e com umas linhas extremamente actuais e muito sóbrias. Ficámos apaixonadas... e então com aquele ambiente mágico daquele parque... só visto mesmo!!!
E era então hora de regressar a casa para o merecido descanso das guerreiras :) até porque hoje começou uma nova semana de trabalho para preparar um novo fim-de-semana de aventuras!!!

Hasta pronto e besitos a todos os leitores assíduos!!!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Hola!!!

Devido a inumeras queixas por falta de actualização aqui vai ;)

Sábado pela manhã fomos para mais um encontro do programa cultural com todos os Leonardos, fomos a uma enorme feira - "Mercado de Encants" - deram 2 euros para comprarmos uma prenda para o amigo secreto. Não foi assim tão fácil, uma multidão de gente sempre a empurrar e 20 minutos para encontrar algo minimanente giro. Resultado final, eu, Marlene, recebi uma camisa e umas calças de fazer inveja a qualquer um (adoro aquele italiano com bom gosto, lol), a Claúdia recebeu um leque e a Catarina um CD de música flamenca. E em seguido lá fomos eu a Cláudia e os Noruegueses para o tão desejado destino - TIBIDABO.



Depois das aventuras para conseguir chegar, apanhar metro, depois comboio, perder o autocarro e ir de taxi, lá chegamos... é de facto magnifica a vista para Barcelona, e desde montanha russa, espécie de casa de terror, um comboio divertidissimo, um barco, andamos em tudo... e no final um espetacular filme a 4 dimensões, nem imaginam, muito fixe mesmo.


Apesar de estarmos todos super cansados, fizemos mais uma jantarada, mas estavamos a ficar asssutados, porque ninguém tinha pica para sair, mas nada que uns quantos buzzz em português, espanhol e norueguês não resultasse... fomos para o PortOlímpico, onde uma cerveja custa 6 euros e um vodka/redbull 10 euros, mas valeu pelos momentos, como um gajo pedir à Claudia para trocar de roupa interior com ela, o cachimbo de água e o interesante engate do pseudo dono do bar a uma das norueguesas.






Quanto às outras noites... estamos a ficar clientes habituais de um bar espetacular chamado Sorriso, até já nos oferecem tequila no final ;)


Esta semana eu e a Catarina estamos de férias da páscoa, só a Claudia anda a passear com os miúdos dela e a brincar com chocolate e café.
Adios ;)





domingo, 9 de março de 2008

As últimas de Barcelona

E depois de tanto tempo sem postar... e não por termos uma vida atribulada mas sim porque começámos a trabalhar na segunda-feira e então tornámo-nos meninas mais ajuizadas ;P

A Catarina está na Fundació Comtal, a trabalhar com miúdos dos 6 aos 16 anos, mas futuramente deve ficar só com o grupo dos adolescentes. A Marlene está no Centro Gabella, a trabalhar com adolescentes. E eu (Claudia) estou a trabalhar com miúdos dos 6 aos 16, em três grupos diferentes, na Fundació Social del Raval. Todas trabalhamos só da parte da tarde, porque fazemos trabalho pós-escolar. São trabalhos todos diferentes e cada qual tem o seu ponto de interesse diferente porque são miudos muito diferentes.

Bem, mas agora vamos a outras novidades também porque à medida que o tempo for avançando vamos falando das novidades do trabalho ;P

Tivémos quinta-feira passada o jantar de fim de curso de espanhol com os professores. Supostamente o jantar seria num restaurante típico onde se comeria comida típica... e nós todas contentes com isso! Qual não foi o nosso espanto quando nos chegou à mesa o prato com meia tosta, a qual trazia em cima meio tomate e um alho (com casca, refira-se!), uma salsicha, meia batata e meia dúzia de feijões... e era isto o jantar típico... Tenha-se também em conta que a sobremesa (típica!) foi Vienetta!!!
E este era o nosso prato:

No sábado eu e a Marlene fomos com os norugueses a um bar no centro, perto da Catalunya, chamado Sorriso. Supostamente seria só para tomar um copito e voltar para casa cedo porque estamos todos com um vírus que não nos larga nem por nada! Mas acabamos já por regressar de magrugada... Foi uma noite muito bem passada mas em que nos sentimos um pouquito embaraçadas porque não gastámos um tostão que fosse... em cerca de 1h30 que lá passamos os norugueses deixaram lá 69,90€ em bebidas, e não foi quantidade de bebidas, o bar é que era relativamente carote e eles não nos deixaram pagar nada de nada! Disseram que era uma prenda para nós, porque os fazemos sentir verdadeiramente em casa :) E claro que depois disto ficámos bem babadas ;P E sábado, vamos cá fazer um jantar só para eles, porque bem merecem!

Bem... mi noche (Catarina) teve uns rumos bem diferentes!! Saí na ânsia de um concerto que ninguém sabia onde era nem de quem era...havia apenas a certeza de um local pequeno que por fim até era um pavilhão!! Inexplicavelmente surpreendente... esqueçam as noites turísticas... finalmente encontramos o coração da Catalunya. Dancei com quem nos dá mais calor e com todas as pessoas que se cruzaram no nosso caminho... Foi uma noite louca a transpirar amor e a imitar instrumentos...tudo por uma boa causa..beneficiar o povo oprimido da Colômbia...sim sim isto é mesmo verdade!! Foi maravilhoso encontrar quem dançasse como eu e, exausta de felicidade e de risos infinitos, volví al piso completa... O dia a seguir não muda muito...é a foda do costume...desta vez sem ressaca de alcoól mas numa eterna ressaca de vida... Enfim... amanhã será um novo dia... sem planos, apenas com ruas que vou começando a reconhecer.


Quanto ao domingo... foi muito calminho... a Catarina optou por ficar a descansar e eu e a Marlene fomos até à Barceloneta passear pela beira-mar. Estava a ser um passeio mesmo muito agradável porque não esteve muito frio mas quando chegámos à zona do Porto Olímpico começou a chuviscar... continuamos a caminhada mas a chuva não nos quis permitir. Começou a cair com imensa vontade e chegámos a casa molhadinhas até aos ossos porque a paragem de metro, que deveria ser perto, era ainda a dois quarteirões de distância... Mas foi mais uma aventura para contar... Até porque nunca chove em Barcelona... e quando chove calha sempre de nós estarmos na rua!

Bem... em breve daremos mais notícias, claro que sempre emocionantes ;P

Besitos!